A iluminação nem sempre recebe a atenção que merece nos projetos de decoração. Porém, quando falta percebemos a importância da luz, seja para garantir a segurança e melhorar a orientação espacial tanto quanto para embelezar os ambientes. Vale ressaltar que a iluminação bem planejada deixa a casa mais aconchegante e acolhedoras, ou seja, seu efeito nunca passa batido.
Existem vários tipos de iluminação, e a escolha na hora de decorar muitas vezes depende do ambiente que se deseja criar. De um modo geral, a iluminação é dividida em iluminação direta e iluminação indireta. Você sabe qual é a diferença entre eles? Descubra a seguir!
Iluminação Direta
![Entenda as Diferenças entre a Iluminação Direta e Iluminação Indireta](https://www.vngiluminacao.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Design-sem-nome-2.png)
A iluminação direta é a iluminação na qual a luz incide diretamente sobre uma superfície. Este tipo de iluminação é muito utilizado em escritórios e salas de estudo, pois facilita o uso do computador e a leitura. A luz direta também é comum quando se deseja destacar itens decorativos.
Pendentes, spots, luminárias de mesa e abajures são os principais responsáveis nesta categoria de iluminação. A principal vantagem é justamente a capacidade de clarear uma determinada superfície sem comprometer a decoração. No entanto, a maior desvantagem dessa iluminação é que a luz direta pode ser cansativa, já que cria uma diferença significativa em relação às sombras. Este problema pode se agravar se a luz direta for utilizada sobre superfícies com acabamento brilhante (mármore, porcelanato, espelho). Neste caso, opte pela luz indireta!
Iluminação Indireta
![Entenda as Diferenças entre a Iluminação Direta e Iluminação Indireta](https://www.vngiluminacao.com.br/wp-content/uploads/2022/03/Design-sem-nome-3.png)
A iluminação indireta funciona de maneira diferente: é a luz que incide em uma superfície e só depois é refletida, passando a atingir então o local a ser iluminado. Esta iluminação cria um efeito aconchegante e é menos perceptível e não intrusivo. Vale ressaltar que a luz indireta é uniforme e produz um efeito muito agradável.
A luz indireta pode ser colocada em detalhes do piso, gesso ou no forro para deixar o espaço com um ar bem intimista. Ressalta-se que os spots e arandelas são responsáveis por esse tipo de iluminação. A principal vantagem é que ela é suave e difusa para melhor controle do ofuscamento, ou seja, proporciona conforto visual. Além disso, a iluminação indireta não causa problemas térmicos. Para maximizar os efeitos positivos dessa iluminação, o ideal é que as superfícies de reflexão sejam claras.
Iluminação Direta e Indireta Conciliadas
O ideal nos projetos de decoração é conciliar diversos tipos de iluminação de acordo com as necessidades de cada ambiente. Uma estratégia muito comum é usar iluminação direta-indireta. Esse tipo de proposta combina luz direta e indireta, resultando em um efeito uniforme na horizontal. Neste caso, paredes e tetos atuam como superfícies para a reflexão. O resultado é uma sensação de amplitude que, aliás, é perfeita para salas e quartos.
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre estas duas propostas de iluminação? Já consegue identificar qual tipo de luz é mais presente nos seus ambientes?