Lustres e Pendentes são alguns componentes que podem constituir a iluminação do espaço, mas por possuírem estruturas semelhantes, são fáceis de confundir. A iluminação que você escolhe para o seu ambiente pode fazer uma grande diferença. Afinal, o que é um lustre e o que é um pendente? Tanto os lustres quanto os pendentes são lâmpadas, e suas características podem ter diferentes efeitos na iluminação, principalmente na decoração do ambiente. Não existe escolha certa ou errada, a escolha correta do modelo da lâmpada depende do espaço que você pretende instalar. Se você não sabe a diferença entre lustres e pendentes, continue lendo e descubra se você deve escolher lustres ou pendentes!
Lustres
O lustre é composto por vários braços (ramificações para diversas lâmpadas) e pendurado no teto, podendo ser utilizado para iluminação principal ou simplesmente constituir a decoração do ambiente. A escolha do lustre varia de peças muito antigas feitas de metais pesados e cristais importados muito valiosos, até peças simples que desempenham um bom papel na iluminação e decoração.
Os lustres são melhor colocados onde podem ocupar um espaço visível e grande. Permitem uma iluminação adequada e confortável, pois usualmente os pontos de luz são posicionados para cima.
O volume do lustre (quantidade e comprimento dos braços) e a altura da sala são o ponto chave a considerar na escolha de um lustre. Ele sempre tem que dialogar com o tamanho do ambiente, principalmente com a mesa abaixo dele, se houver. Eles são mais usados em sala de jantar ou sala de estar.
Pendente
As luminárias pendentes são consideradas decorativas. Consistem em fios longos para aproximar a iluminação do ponto em que falta esta função. Por isso, podem ter diferentes cores e texturas e tornar-se muito versáteis, muito adequados para decoração desde o mais rústico, simples e neutro até ao mais colorido, moderno ou requintado.
Os pendentes descem do teto por meio de fios e, em alguns casos, por meio de cabos. Eles são muito charmosos e bem decorados.
São ideais para iluminar bancadas, mesas, mesas de jantar, pisos de mezanino e cabeceiras.
Ao contrário do lustre, é um componente sem ramificações (braço) que pode acomodar lâmpadas tornando a iluminação mais prática e concentrada (por exemplo, bancadas de refeições).
A diferença entre um Lustre e um Pendente é basicamente que os pendentes são compostos por peças sempre penduradas no teto, enquanto os lustres, por sua vez, apresentam vários braços – ramificações para diversas lâmpadas, que se unem a uma estrutura central. Eles geralmente possuem uma estrutura mais decorativa do que funcional.
Veja Também:
Valorizando o Ambiente com Postes Decorativos para Jardins